Psicopedagogia Clínica
A dificuldade de aprendizagem surge muitas vezes por questões afetivas, emocionais, orgânicos, ambientais, específicos, psicogenos e outros.
Quando se observa que a criança está com alguma dificuldade escolar é necessário fazer uma avaliação criteriosa para averiguar e identificar a origem do problema, assim como a melhor maneira de cuidar do mesmo. Em alguns casos é importante e necessária uma avaliação neurológica.
A Psicopedagogia ajuda o estudante a solucionar suas questões referentes a aprendizagem das diversas disciplinas, procura identificar as origens de tais dificuldades, orienta a formação da personalidade e propõe soluções diferenciadas para cada situação específica.
As atividades psicopedagógicas incluem: psicodiagnótico psicopedagógico, entrevistas com pais e professores, jogos, leituras, atividades psicomotoras, atividades de raciocínio lógico e outras atividades. O objetivo principal é gerar no aluno a capacidade de aprender qualquer matéria de seu interesse e assim conquistar, aos poucos, a autoconfiança e independência em sua jornada educativa.
Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:
Afasias
Audiomudez
Disturbio afetivos (ansiedade, inibição, depressão )
Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica
Dificuldade de memorização, atenção e concentração
Distúrbio da lateralidade
Distúrbio na organizaçao têmporo-espacial
Distúrbio motor
Disfalia
Disgrafia
Dislexia
Dislexia Disortografica
Hiperatividade
Instabilidade psicomotora
Gagueira
Mutismo