Artigo

Primeira Anterior ...          ... Próxima Ultima




(Imagem 15/20)


Alcoolismo na adolescência é tema de pesquisa do professor, mestre em Psicologia Comportamental(Carlos Brito).


 


As incessantes cobranças e a necessidade de estarem sempre preparados para assumir posturas maduras frente às situações do cotidiano explicam o consumo precoce de álcool por parte dos adolescentes. Pelo menos, é o que pretende provar uma pesquisa a ser desenvolvida pelo professor de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Brito. “O objetivo é identificar as possibilidades de intervenção clínica do problema, bem como o debate do tema e o acompanhamento psicológico em escolas e outras instituições”, afirmou o docente.


Com o título “A Intervenção do Psicólogo Clínico Frente ao Uso Precoce e Sistemático de Bebidas Alcoólicas em Adolescentes Jovens”, a pesquisa vem sendo desenvolvida em dois colégios particulares. “Outras escolas também já estão mostrando interesse em conversar sobre o projeto”, revelou Brito. Estudantes de ambos os sexos, na faixa etária entre 15 e 17 anos e pertencentes à classe média da Região Metropolitana do Recife compõem o universo dos participantes entrevistados.


“O adolescente das últimas décadas deixou de ser a criança inibida e desajeitada para se transformar no modelo de beleza, liberdade e sensualidade para todas as outras faixas etárias, desfrutando de todas as liberdades da vida adulta”, explica o professor no resumo da pesquisa.


Estes fatores, segundo Brito, geram angústias com as quais muitos jovens não estão prontos para lidar, tornando-se mais agravantes com as dificuldades no diálogo familiar. “A idéia é provar que o uso precoce e sistemático de bebidas alcoólicas está relacionado com a experiência do desamparo”, conclui o docente, mencionando que o adolescente deve cumprir as etapas naturais da vida, evitando, assim, as lacunas no modo de ser.